quinta, 04 18th

Last updateQui., 14 Mar. 2019 1pm

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Artigos

AGRICULTURA: Mais água para produção e novos perímetros agrícolas

Furos estão a ser equipados com painéis solares e ainda em fevereiro vamos ter mais água para agricultura, sendo que surge um novo perímetro para produção agrícola 

Os constrangimentos ao nível da água para a agricultura têm os dias contados, isso mesmo garantiu na última sexta-feira, 1, durante visita realizada ao Município do Tarrafal, o Ministro da Agricultura e Ambiente. 

Gilberto Silva, acompanhado de uma ampla Delegação do seu Ministério e do Presidente e Vereadores da Câmara Municipal, esteve em vários povoados e pode confirmar o andamento de projetos que vão, nos próximos dias, garantir maior quantidade de água para agricultura. 

Desde logo, assegurou o Ministro, o perímetro irrigado de Colonato “não está ameaçado” e indicou que ainda no decurso de fevereiro vai haver a disponibilização de mais água para a produção agrícola. 

Dois furos estão a ser equipados e a capacidade de produção diária será de mais 360m3 de água por dia, o que irá “reforçar grandemente” a zona de Colonato, o pulmão verde do Tarrafal. 

Entretanto, o Ministro testemunhou o surgimento de um novo perímetro irrigado, em Achada Porto, num investimento tripartido entre o Governo, a Câmara Municipal e um grupo de mulheres chefes de família. 

A Câmara Municipal disponibilizou cerca de três hectares de terreno cultivável que são colocados à disposição de um grupo de 30 mulheres para produção agrícola. O Governo, através do Ministério da Agricultura e Ambiente entra com consultoria e assistência técnica, instalação de rede de água, equipamento de furo e painéis solares. 

A nova área irrigada é uma aposta conjunta da Câmara e Governo e visa debelar o problema de desemprego, ao mesmo tempo que aumenta a capacidade produtiva do Município que conforme observou o Ministro tem todas as condições para ser uma referência na produção agrícola. 

O Ministro Gilberto Silva notou que vários investimentos estão em curso no Tarrafal, nomeadamente, a instalação de novos parques solares que têm por finalidade alimentar os furos, aumentando, por um lado, a quantidade de água para agricultura, e reduzindo, por outros, os custos do precioso líquido. 

Em Achada Grande, Monte Covoada e Achada Porto todos os furos vão ainda em fevereiro (ou no decurso do primeiro trimestre) serem alimentados via painéis solares, saindo do sistema convencional de energia, reduzindo, assim, os custos com energia que são elevadíssimos. 

O Ministro deixou o Tarrafal confiante em como estes investimentos vão contribuir para um novo alento aos agricultores e demais produtores locais. 

Está em... Home
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS