segunda, 03 27th

Last updateSex., 24 Mar. 2017 11am

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Centro de Artes e Ofícios

O Centro de Artes e Ofícios tem como missão promover o acesso da população local ao desenvolvimento e a consequente melhoria da qualidade de vida. As suas acções têm como base a cultura local: promovem a auto-estima e a consciência dos valores patrimoniais nos domínios ambiental e cultural, privilegiam como áreas preferenciais de estudo as Artes, as Ciências da Naturezas as Ciências Sociais. A Educação é o eixo estruturante. Promovem-se acções de formação que visam capacitar os actores locais para as actividades tradicionais, incentivando a inovação, fomentando a multidisciplinaridade. Pretende-se contribuir para a aproximação desta comunidade a padrões de sustentabilidade mais equilibrados e fixar na comunidade valores patrimoniais e culturais, tornando-os acessíveis a um leque diferenciado de visitantes.

O Centro Interpretativo apresenta uma exposição baseada na cultura material do Lugar, numa vertente etnográfica. O visitante pode obter informações relativas à topografia e história do local. O conteúdo deste espaço pretende constituir uma fonte de conhecimento directo para quem o visita, através de painéis informativos. Nesta exposição, podem apreciar-se algumas peças antigas de cultura material, olaria, panaria e cestaria, assim como os instrumentos utilizados na sua execução. Através de documentação audiovisual, podem ainda conhecer-se a cadeia operatória e os contextos de uso destes objectos.

Esta exposição, centrada na valorização e divulgação das técnicas tradicionais do "saber fazer", constitui-se como um importante suporte na projecção e conservação deste património Lugar” é o resultado da experiência de quem o habita ou de quem visita. O contacto com o outro transforma e reinventa, criando novos “lugares”.

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS