domingo, 04 30th

Last updateQua., 26 Abr. 2017 11am

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Centro de Juventude

Categoria: Juventude e Desporto Publicado em Ter. fevereiro 2013
Visitas: 2191

Breve Descrição

O Centro da Juventude do Tarrafal, foi inaugurado no dia 25 de Julho de 2010 pela Senhora Ministra da Juventude Drª Janira Hopffer Almada. 

Está situado na rua que dá acesso à Escola Secundária do Tarrafal, o espaço tem para oferecer aos Jovens, uma sala de Informática, uma sala de diversão com (TV e vários jogos como dama, oril, xadrez, carta, dominó) possui uma pequena biblioteca e uma sala de estudos).

O Centro tem apoiado jovens na procura de um primeiro emprego, na formação profissional, ministra aulas de informática para grupos vulneráveis, apoia actividades culturais, desportivas, faz palestras em matéria de Saúde Sexual e Reprodutiva, sobre o álcool e outras drogas, retrata questões sobre o empreendedorismo, sobre o meio ambiente, pauta também para momentos de intercâmbios e ainda possui um grupo de jovens voluntários que fazem intervenções em várias áreas da esfera social. 

Missão:

Formar jovens cidadãos críticos, conscientes e participativos, capazes de interagirem e intervirem na realidade local. Ser espaço de conhecimento, cultura, pesquisa e de criatividade, onde o aperfeiçoamento constante favoreça o aprimoramento da formação pedagógica e técnico-científica, de forma a responder às necessidades emergentes da sociedade. 

O Centro dá ênfase especial aos valores e atitudes universais, destacando-se a esperança, a solidariedade, a competência, a liberdade com responsabilidade, a coerência, o respeito, a honestidade, a dignidade e a justiça. Também são trabalhados: disciplina, compromisso ético, humildade, amor, perseverança, companheirismo e cooperação.

E com efeito de fazer o conhecimento chegar a todos, a nossa aposta centra-se em jovens desempregados e sem formação, com objectivo de faze-los resgatarem a auto-estima e desenvolver seus potenciais. O Centro está sempre atento às mudanças ocorridas nesta etapa da vida dos jovens. Assim, usa estratégias para encontrar a melhor forma de transmissão dos conteúdos levando-os a assimilarem os conhecimentos e preparando-os para o mercado de trabalho. 

 

 

 

Equipamentos Desportivos

Categoria: Juventude e Desporto Publicado em Qui. janeiro 2013
Visitas: 2097

Tarrafal conta com atletas e equipas nas modalidades de futebol, andebol, e basquetebol. No entanto, a actividade desportiva mais praticada é o futebol, o qual conta com maior número de adeptos e de jovens a praticá-lo. O concelho, neste momento, tem 5 equipas federadas: Beira  Mar, Estrela dos Amadores, Barcelona (http://barcelona-tarrafal.blogspot.com), Varandinha e Real Junior; duas escolas de futebol, Escola de Futebol de Chão Bom, Escola de Futebol Delta Cultura (http://deltacultura.org/cv/)  duas equipas de Andebol – Graciosa (Vila) e Fidjus di Tabanka (Chão Bom); duas equipas de Basquetebol – ABT (Vila) e Fidjus di Tabanka (Chão Bom) e Uma Equipa de Voleibol – Graciosa (Vila). Todas as equipas participam nos campeonatos das referidas modalidades, a nível regional e nacional.

Outrora, a actividade desportiva no concelho do Tarrafal mais expressiva foi apenas o futebol, praticado pelas três principais formações a saber: o Atlético Clube do Tarrafal, o Clube Desportivo Mangui (Bala) o Desportivo Clube da Calheta.

A história da actividade desportiva de futebol remonta a 1949, ano da fundação do Atlético Clube de Tarrafal. À fundação desta equipa estão ligados nomes de alguns activistas desportivos como o de Dr. Armindo Bunini Veiga, Celso Cândido da Silva Fernandes, Luís Pantaleão Freire de Andrade, Mário Graça, e Orlando Levy Medina.

Num passado mais recuado, Tarrafal contou ainda com outras formações desportivas de futebol como: Águia, Ébano, Grémio, todas hoje desaparecidas.

Na prática de andebol, Tarrafal já conheceu melhores dias devido ao facto da sua equipa já se ter sagrado campeã nacional no ano de 1986 e vice campeã em 1987.

O basquetebol é uma das actividades desportivas praticada com maior frequência e que está a evoluir lentamente.

A prática de surf,na vila,é agora frequente, sobretudo pelas faixas etárias jovens devido às excelentes condições naturais oferecidas pela vila no que concerne às praias, o que está a atrair à região pessoas de outros pontos da ilha e também turistas estrangeiros.

Quanto às infra-estruturas desportivas no Município do Tarrafal existem 11 placas desportivas, quatro na Vila, duas em Chão Bom e as restantes distribuídas por Ponta Furna, Trás-os-Montes, Achada Moirão, Achada Tenda e Biscaínhos, oito campos de futebol de 11, um dos quais na Vila, com relva sintética.

 

Associativismo

Categoria: Juventude e Desporto Publicado em Qui. janeiro 2013
Visitas: 2054

No âmbito da Plataforma das ONGs do concelho do Tarrafal, existem 31 Associações formais, das quais 25 têm como primeiro objectivo o Desenvolvimento Comunitário e 6 visam fomentar a prática e massificação do desporto

As Associações Comunitárias têm uma acção multifacetada, diversificando a sua acção em vários domínios nomeadamente educação, saúde, habitação, ambiente, agricultura e pecuária.

Todas as associações sejam elas generalistas como as comunitárias ou mais especializadas na cultura ou no desporto têm sempre como fim último o combate à pobreza e a promoção do desenvolvimento sustentado das suas comunidades

Na generalidade, os grandes beneficiários das acções desenvolvidas são grupos sociais mais pobres e vulneráveis, os jovens, as crianças e as famílias monoparentais que têm como chefe de família uma mulher. 

No Tarrafal, os apoios financeiros para o funcionamento e projectos destas ONGs vêm preferencialmente da Câmara Municipal, dos serviços descentralizados do Estado, OASIS e CRP.

A grande maioria das Associações trabalha com parceiros locais, havendo muito poucas que tenham parcerias com instituições ou ONGs internacionais.

A Plataforma das ONGs tem a seguinte comissão coordenadora: Associação Biscainhos, Associação Fazenda, Associação Achada Meio, Associação Figueira Muita e Associação Estrela dos Amadores, sendo Antena a Dra. Eveline Nair Tavares animadora da Comissão Regional contra a pobreza.

Segue-se a listagem dos 31 membros da plataforma das ONGs: Agro Milho Branco, ACD Mato Mendes, ACD Achada Longueira, ACD Figueira Muita, ACD Achada Meio, Associação dos Amigos da Ribeira Prata, Associação Cívica Chão Bom, Associação Sport Club Real Júnior, Associação Sport Club Beira-mar, ACD Ponta Furna, ACD Trás-os-Montes, ACD Achada Biscainhos, ACD Biscainho, ACD Achada Lagoa, Agro Tenda, ACD Mato Brasil, ACD Achada Moirão, ACD Curral Velho, Associação Fidjus de Bibinha Cabral, ASAS, Associação de Pescadores e Peixeiras do Tarrafal, Associação Monte Iria, LAJUT, Associação Desportiva e Recreativa Graciosa, ACD Pedra Comprida, Agro Colonato, Associação Escola Futebol Chão Bom, Associação Delta Cultura Agro Fazenda, Associação Desportiva Varandinha e Associação Desportiva Estrela dos Amadores.

 

Está em... Home Atividade Municipal Juventude e Desporto