terça, 06 19th

Last updateSeg., 18 Jun. 2018 11am

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Artigos

CMT Faz o Balanço positivo da implementação do PEMSMAA

Face ao cenário de um mau ano agrícola, que assola todo o arquipélago, devido a falta de chuva, o Governo de Cabo Verde aprovou um Programa de Emergência para a Mitigação da Seca e do Mau Ano Agrícola (PEMSMAA) 2017/21018, com o propósito de debelar os efeitos da seca.

Assim sendo, a Câmara Municipal do Tarrafal assinou um contrato programa com o Ministério das Finanças, Ministério da Agricultura e Ambiente, que se destina ao financiamento do projeto, elaborado pela edilidade, que tem como objetivo assegurar a resiliência da ilha perante os efeitos nefastos da seca, garantindo os meios de subsistência às famílias mais afetadas.  

Tendo em conta que o PEMSMAA abarca três vertentes fundamentais, o salvamento do gado, a gestão e escassez de água e a criação de emprego para as famílias afetadas, a edilidade delineou um conjunto de obras para a realizar na maioria das comunidades.

Estas componentes surgem como forma de garantir as condições mínimas de manutenção do estoque pecuário, garantir a proteção do rendimento das famílias e evitar o êxodo rural.  

 Neste sentido, a autarquia apostou na execução de obras estas que vão desde a construção de murros de proteção, estradas, praças, arruamento, construção e reparação de bebedouros, reparação de caminhos e estradas, vedação de poços, reparação de diques, entre outras.

 Hoje, 05 de Março, após 2 meses da implementação do Plano de Emergência no Município do Tarrafal, o elenco camarário, liderado pelo presidente José Pedro Soares, realizou uma visita às obras realizadas no quadro deste projeto com o intuito de avaliar e averiguar o andamento das obras.

Com a visita, pode-se fazer um balanço positivo da implementação do PEMSMAA, no Concelho. Uma vez que o fruto deste projeto são obras visíveis e estruturantes que acabam por desencravar, embelezar e gerar uma nova dinâmica nas zonas, para além de promover o desenvolvimento local.

Até este momento, cerca de quatrocentos e trinta e oito pessoas/ quinzena, em dezasseis zonas, vem beneficiando da execução do Plano de Emergência no Município.

Está em... Home
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS