terça, 08 14th

Last updateSeg., 13 Ago. 2018 10pm

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Museu da Resistência recebe obras de reabilitação museológica e museográfica

No âmbito da implementação do Projeto “ Museus de Cabo Verde” o Ex- Campo de Concentração do Tarrafal prepara-se para a implementação do Projeto de Valorização Museológica e Patrimonial. Desta feita, o espaço recebe, nestes dias, obras de reabilitação museológica e museográfica.

Neste sentido, numa primeira fase, o Museu de Resistência recebe obras de reabilitação relacionadas com o seu aspeto físico. Sendo assim, obras como pintura do edifício, manutenção dos telhados e celas e limpeza dos espaços constitui uma das prioridades.

Em paralelo às intervenções feitas no edifício, ainda, está-se a preparar a recuperação e a valorização do espaço com introdução de conteúdos museológicos. Todas estas intervenções surgem com o propósito de oferecer ao Monumento uma nova dinâmica, bem como dar a conhecer aos visitantes informações aprofundadas do que foi a história do Museu da Resistência.

Tendo em conta o fenómeno da globalização, o público existente, o projeto também inclui a parte interativa do ex- Campo de Concentração, seguindo a adequação dos conteúdos aos novos aparatos tecnológicos e, sobretudo, a maximização das informações existentes sobre o Monumento.

 Neste sentido, o coordenador dos museus, Adilson Dias, avança que está-se a trabalhar num aplicativo móvel que permite aos visitantes, a partir do telemóvel, obter todas as informações acerca do Museu da Resistência.

O supracitado avança ainda que o projeto é contínuo e contempla a implementação de Quiosques Digitais.        

A Câmara Municipal do Tarrafal, por sua vez, tem dado o seu contribuído no processo da reabilitação do espaço, a nível do saneamento e da jardinagem.

Estas intervenções feitas no Museu da Resistência vêm melhorar um dos espaços que é o Cartão-de-visita do Município, bem comoremodelar e renovar a apresentação do Museu, com introdução de módulos interativos na exposição.  

O projeto “ Museus de Cabo Verde” foi lançado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural que ambiciona a reabilitação e redefinição museológica e museográfica dos Monumentos Históricos, e o ex- Campo de Concentração do Tarrafal é primeira estrutura a receber intervenções.   

Está em... Home Concelho Relações Externas Geminações Slideshow Museu da Resistência recebe obras de reabilitação museológica e museográfica
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS