domingo, 11 28th

Last updateSeg., 15 Nov. 2021 12pm

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Mulheres do Concelho Comemoram o dia da Mulher Cabo-verdiana

A imagem que a mulher cabo-verdiana tem vindo todos os dias a mudar, mas a manter a sua essência. Muda-se nas fragilidades, tornando-se uma mulher cada vez mais moderna, competente, factor de qualidade, capaz de assumir as suas responsabilidades, com menos atitudes machistas e cada vez mais consciente do seu papel fundamental na construção nacional. Contudo, ela mantém aquela essência que sempre a caracterizou como sendo o pêndulo da família e logo da sociedade cabo-verdiana.

A mulher que é mãe, filha, irmã, esposa, amiga, etc., é hoje também, ministra, deputada, presidente de instituições, gestora, futebolista e outros. Cabo Verde tem conhecido ganhos incomensuráveis com a entrada das mulheres para as diversas áreas de actividade do país, o que nos permite perspectivar um futuro cada vez melhor para a mulher e para o país.

Sendo assim, no âmbito das comemorações do mês da mulher e, mais precisamente, o dia das mulheres cabo-verdianas, 27 de Março, as mulheres do concelho do Tarrafal comemoraram esse dia descentralizando as atividades para o interior da cidade precisamente em Figueira Muita, mediante  a iniciativa da Presidente da Associação “Amigos da Figueira Muita” Maria Júlia e o Pelouro da Promoção Social dirigida pela  Vereadora Júlia Veiga e com o apoio das técnicas socias.

O dia foi comemorado com um leque das actividades com a recepção dos convidados acompanhadas das mensagens de boas vindas da Presidente da Associação local e das técnicas socias, de seguida teve a sessão de abertura com sessão cultural com atuação do grupo de batucadeiras fidjos de Santo Amaro e o Presidente da Câmara Municipal proferiu algumas mensagens e também deixou palavras de reconhecimento das Mulheres Caboverdianas no desenvolvimento do país, mas com a particularidade sobre a importância das mulheres no  desenvolvimento do concelho.

Todos os presentes tiveram a oportunidade de ouvirem a  palestra sobre a mulher e sobre a lei da VBG, tendo como oradoras as técnicas sociais da Câmara Municipal Teresa Lopes e Ana Bela Fernandes, onde esclareceram algumas dúvidas sobre a lei da VBG, no que diz respeito a luta contra a violência baseada no género (VBG). Também as técnicas não deixaram de evidenciar o papel determinante que o Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade do Género-CIEG, bem como toda a sociedade civil, têm desempenhado na promoção da mulher cabo-verdiana, quer a nível da defesa dos seus direitos, como na consciencialização das mesmas para com os seus deveres e para uma maior e melhor participação social e política.

Ao Cair do pano das atividades algumas mulheres desfilaram em trajes típico das mulheres Cabo-verdianas em homenagem as mas antigas apresentando as relíquias desse tempo. 

A atividade foi encerrada pela Vereadora da área social Júlia Veiga, onde também deixou a sua mensagem e palavras de encorajamento para todas as mulheres Cabo-verdianas.

Está em... Home Gabinete Técnico/Taxas e Licenças Sample Data-Articles Mulheres do Concelho Comemoram o dia da Mulher Cabo-verdiana
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS