Geminações
Município do Tarrafal mantêm um papel ativo a nível internacional, estabelecendo e dinamizando relações externas com vários municípios e cidades de diferentes pontos geográficos, de diferentes continentes e diferentes culturas.
Município de Amadora e Município de Tarrafal, estão geminadas desde 11 de Setembro de 1989. É uma das geminações
mais antigas do Município do Tarrafal.
A concretização de iniciativas visa o desenvolvimento de relações em traços Culturais, Sociais, Educação e Turismo.
Município de Vila Franca de Xira, Portugal e Município do Tarrafal concretizam programas e projetos de cooperação em 29 de Outubro de 2011, nas áreas como a administração Municipal, ordenamento do Território, Educação, Cultura, Saúde, acção Social, Juventude, desporto e Ambiente, bem como outros que se venham a mudar de interesse comum e contribuir para a prossecução de um desenvolvimento harmonioso e sustentável e para a melhoria de qualidade de vida e conhecimento das populações dos territórios dos dois Municípios.
Município da Grândola e Município de Tarrafal de Santiago assinaram protocolo de Cooperação em 15 de Janeiro de
2007.
O objetivo da cooperação é para o desenvolvimento e o enriquecimento da Vida Cultural e Social, nomeadamente nas áreas de Ambiente, Desenvolvimento e Turismo, Artesanato, Património e Cultura, providenciando ainda o acolhimento de estudantes dos Municípios em campos de férias e promoção de programas de Intercâmbios Juvenil de Cooperação no âmbito escolar, entre outros.
Município de Ponte de Sor e o Município de Tarrafal de Santiago, estabeleceram protocolo de cooperação em 08 de Novembro de 2012, no domínio da Cultura, Musica e Artesanato.
Câmara Municipal de Povoação e o Município de Tarrafal estreitaram Laços de amizade em 18 de Janeiro de 2000.
O protocolo visa desenvolver os Laços de amizade entre os entre os dois Municípios através dos contactos estabelecidos.
Município da Marinha Grande e Município de Tarrafal de Santiago assinaram protocolo de cooperação em 18 de
O interesse na assinatura de protocolo decorre fundamentalmente de laços históricos, culturais e linguísticos que unem os dois Municípios.
Câmara Distrital de Mé-Zochi e Município do Tarrafal de Santiago restabeleceu protocolo de cooperação em 22 de Janeiro de 2011.
O objetivo da assinatura do protocolo é para desenvolver ações concretas nos domínios da educação, formação e desenvolvimento comunitário.
Município Setúbal e Município do Tarrafal de Santiago assinaram protocolo de cooperação em 31 de Julho de 2002.
Os laços históricos e culturais existente entre os dois Países, Cabo Verde e Portugal, e tendo em conta os valores da universalidades e Lusofonia que levaram o motivo da assinatura do protocolo.
Município da Moita e Município do Tarrafal de Santiago assinaram protocolo de cooperação desde de 1990.
O objetivo da assinatura do protocolo é para desenvolver ações concretas nos domínios da Cultura, Social e Económico.
Ribeira Grande de Santiago-Cidade Velha
Município da Ribeira Grande de Santiago e Município do Tarrafal, iniciaram suas parcerias em 13/01/2013, dando enfoque nos cursos de formações, conferencias entre outras áreas importante.
O Município da Praia e o Município do Tarrafal, assinaram acordo de cooperação em 3/01/2014, com intervenção nas áreas de Cultura, Turismo, Desporto,Educação, Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo.
O Município da Boa Vista e o Município do Tarrafal, estabeleceram laços de amizade e cooperação em 14/01/2014, com objectivo da realização nas ações concretas em Administração Autárquica, Cultura, Desporto, Educação, Turismo e Desenvolvimento económico.
Província de Namibe-Angola e Município do Tarrafal, estabeleceram acordo de cooperação em 14/01/2014, com objectivo de fazer intervenção nas áreas de Pesca, Agricultura, Pecuária, Turismo.
Município do sal e Município do Tarrafal, estabeleceram parceria de cooperação em 11/08/2013 intervindo nas áreas Cultural, Social, Económico e Desportivo.
Apostando na educação e formação dos nossos jovens a Câmara Municipal, ao longo do tempo fez parceria com várias Universidades e Escolas Profissionais a maioria Portuguesa, onde centenas de jovens já formaram nas diferentes áreas.
Faculdade de Ciências e Tecnologia-Universidade Nova de Lisboa
Maiêutica-Cooperativa de Ensino Superior do Instituto Superior da Maia
Universidade Católica Portuguesa
Escola Profissional de Peso da Régua
Escola Profissional de Coimbra
Escola Superior de Vidigueira
Escola Superior de Artes Tecnológica
Escola profissional de Arqueologia (EPA)
Escola Profissional e Artística da Marinha Grande
Escola Profissional Albicastrense e Tecnológica
Escola Profissional de Cinfães
Centro de Estudo e Formação Aquiles Estação, Lda
Escola Profissional Ideias e Projetos
Escola Secundaria Marquês Pombal
Escola Profissional Mirandela www.epacarvalhais.com
Escola Profissional Almirante Reis
Escola Profissional Económico e Social
Escola Profissional Tondela
Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto
Escola Profissional Fialho de Almeida
Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde