Abastecimento
- Categoria: Ambiente
- Publicado em:
- Visitas: 115043
Distribuição
O sistema de abastecimento de água no concelho compreende mais de 90 quilómetros de redes e serve, aproximadamente, 14 mil habitantes, a que corresponde uma taxa de atendimento de 99 por cento.
Eficiência
A eficiência do sistema de abastecimento é de cerca de 70,4 por cento. Em 2009, o volume de perdas na rede, através de roturas, fugas e roubos, foi de 79320,4 metros cúbicos, ou seja, cerca de 19,6 por cento da água captada.
Tratamento e controlo analítico
Após a captação é efectuado o tratamento de toda a água destinada ao abastecimento público por adição de cloro nas captações, estações elevatórias e reservatórios.
Água captada
A totalidade de água para consumo doméstico e industrial é proveniente de captações subterrâneas, mediante furos com, pelo menos, xxx metros de profundidade, localizando-se no concelho todas as captações actualmente em serviço.
Entidade responsável
A gestão e exploração das infra-estruturas de abastecimento de água - captação, tratamento, e distribuição para consumo público - está concessionada ao SAAS (Serviço Autónomo de Água e Saneamento).
Principais problemas
- Qualificação profissional dos funcionários
- Enquadramento do pessoal dos SAAS e sua respectiva integração no PCCS ( Plano de Cargos, Carreiras e Salários) e no INPS ( Instituto Nacional de Previdência Social)
- Urgência no (re) equilíbrio financeiro dos SAAS
- Maior rigor na realização de “ leituras domiciliárias”
- Capacitação do pessoal afecto à ETAR tendo em conta o seu funcionamento.
- Controlo das causas que favorecem a perda de água
- Redução das ligações sem contadores
- Eliminação das ligações clandestinas