Artigos
HORTO FAMILIAR: Projeto avança em 50 casas em Ponta Gato e Lém Ferreira
- Categoria: Sample Category
- Publicado em:
- Visitas: 16801
Projeto enquadra-se nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Fome Zero, e a ideia é dotar as famílias de meios para melhorar a sua dieta alimentar
Um total de 50 famílias das comunidades de Ponta Gato, arredores da Cidade de Mangui, e Lém Ferreira, em Chão Bom, no Concelho do Tarrafal de Santiago estão identificadas para receber o projeto Horto Familiar, uma iniciativa desenvolvida pelo Pelouro do Desenvolvimento Social, que por esta via deseja dotar as famílias de meios para melhorar a sua dieta alimentar.
O projeto vai ser desenvolvido em casa das famílias contempladas, tem enfoque na reutilização de resíduos sólidos, nomeadamente, caixas, cestos e pneus mas pode-se também aproveitar pequenos canteiros.
A Vereadora Eva Lopes explica que a ideia é promover hábitos de uma alimentação saudável e promover a gestão inteligente da água, ao mesmo tempo que não descarta a possibilidade de uma “dinâmica empreendedora” com base nos excedentes. É que segundo observa, há produtos como salsa, coentro, alface, couve e tomate que podem exceder a necessidade de consumo familiar, e acontecendo, “as famílias podem vender e ter outros rendimentos”.
Para além de hortícolas, o projeto está aberto a acolher ideias e sugestões das famílias, que podem cultivar outros produtos.
“Temos um kit básico suportado pela Câmara Municipal, mas queremos desafiar as famílias a ampliarem o projeto, apostando noutros produtos. Qualquer espaço serve”, indica, explicando que mesmo sacos de plásticos podem adaptar-se a este projeto.
A Vereadora sugere que, para além das plantas que tradicionalmente embelezam as casas, as famílias poderiam também apostar em plantações que asseguram retorno e com “claros benefícios” no orçamento familiar.
“Nossa ideia está em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de Fome Zero e temos a forte convicção que vamos ter sucesso para a satisfação das famílias”.