domingo, 11 28th

Last updateSeg., 15 Nov. 2021 12pm

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Mini Fórum “Perspetivas para um Turismo Sustentável no Município”

No âmbito da comemoração do dia Internacional do Turismo, que se assina la a 27 de Setembro, a Câmara Municipal do Tarrafal, através do Gabinete de Turismo e Empreendedorismo, em parceria com um grupo de jovens empreendedores, promoveu um Mini Fórum que teve lugar Sábado, dia 24, no Salão Nobre, sob o tema “ Perspetivas para um Turismo Sustentável no Município do Tarrafal”.

Segundo, Mateus Costa, um dos parceiros, o objetivo desse Fórum, para além de comemorar o dia Mundial do Turismo, também tem como objetivo principal que é debater e recolher subsídios para poder promover um Turismo sustentável no Município.

No entanto no I Painel, o Professor da Universidade Nova de Lisboa, José Luís Rodrigues, teve oportunidade de falar sobre Relação Turismo /Pobreza. Neste tema defendeu que a redução da pobreza através do turismo será mais eficaz quando a comunidade onde se vai fazer o investimento seja “Stakeholder” (principais interessados)

O Conferencista ainda falou da diversificação do modelo do produto turístico para além do turismo Sol e Praia, mostrou a importância da promoção do ecoturismo e histórico que são as potencialidades do Município.

Defendeu ainda que a chave para o turismo como forma de garantir um desenvolvimento sustentável é garantir o recurso ao longo prazo em excelentes condições.

Por sua vez, Gil Évora, diretor da Autoridade Turística, diz que não se pode continuar a adiar o desenvolvimento do turismo em Tarrafal, tendo em conta que o concelho possui particularidades que só existem ali. Comungou da mesma ideia com o professor José Luís quando se fala nessas particularidades, que para além do turismo de sol e praia, pode –se fazer turismo ligado aos cruzeiros, ecoturismo ligado à montanha, e o turismo histórico através do Campo de Concentração do Tarrafal.

Ainda afirmou que o processo de desenvolvimento do turismo tem que ser desenvolvido por todos, que para além do Ministério da Economia, da direção da Autoridade Turística, que o município tem que saber quais são as potencialidades que o concelho oferece para serem desenvolvidos e que os jovens têm que ter uma atitude mais empreendedora .

No Painel II, foi discutido o tema “As zonas de desenvolvimento turístico das ilhas de Santiago", tendo como orador Dr. Felisberto Furtado, Presidente do Concelho de Administração de Sociedade de Desenvolvimento Turístico de Rincão, moderado pelo Professor Mateus Costa.

Já no III Painel, com o tema “Turismo versus Empreendedorismo” a Engenheira Loide Monteiro fez a sua explanação e mostrou os possíveis ramos para empreender, mas de forma sustentável que serve também de alavanca para o turismo.

Ainda no decorrer do evento, foi entregue pela autoridade Turística Central, crachás de identificação aos guias turísticas formados recentemente.

Está em... Home Atividade Municipal Juventude e Desporto Associativismo Sample Data-Articles Mini Fórum “Perspetivas para um Turismo Sustentável no Município”
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS