terça, 12 07th

Last updateQua., 01 Dez. 2021 1pm

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Homenagem ao Ex-Presidente da Assembleia da Republica Portuguesa no Município do Tarrafal

A 1ª visita oficial ao estrangeiro e, neste caso, a Cabo Verde, do Dr. António Costa, na qualidade de 1º Ministro de Portugal, coincidiu com a triste notícia do passamento físico de um grande estadista português, Dr. António Almeida Santos.

De acordo com o programa da sua visita para a inauguração do Museu de Resistência-Ex-Campo de Concentração do Tarrafal, a 20 de Janeiro e na hora das exéquias fúnebres do Ex-Presidente da Assembleia da Republica de Portugal que aconteceu por volta das 12 horas local e 13horas em Portugal, celebrou-se uma homenagem ao malogrado no Paços do Concelho da Câmara Municipal do Tarrafal, na Presença dos Primeiros-ministros de Portugal e Cabo Verde e dos Ministros da Cultura dos respectivos Países.

Recorde-se que Doutor António Almeida Santos, foi Ministro de várias pastas, constitucionalista, aquele que foi Presidente da Assembleia da República, tendo sido, igualmente, Presidente do Partido Socialista e, desde o congresso em Setembro, seu Presidente honorário, com várias menções honrosas, fruto da sua qualidade e de alto sentido de estado durante o exercício das suas funções.

Um grande homem que merece uma singela homenagem, ainda que no dia da realização das exéquias fúnebres.

Tarrafal, também, viveu anos sombrios com a política adoptada pelo Governo colonial.

Após 25 de Abril de 1974, onde veio a iniciar uma proeminente carreira política, contribuiu para a mudança do regime português que escolheu Tarrafal para a construção do Campo de Concentração, muitas vezes denominada de “Campo de morte lenta” com vista a albergar àqueles que se opuseram ao regime de então.

Dr. António Almeida Santos foi um dos mais importantes defensores dos presos políticos, tendo, também, juntamente com o então Ministro dos Negócios estrangeiros, Dr. Mário Soares conduzido e negociado o processo de transferência do poder e auto determinação de Cabo Verde entre outros territórios coloniais.

Contribuiu, igualmente, para a mudança de regime em Cabo Verde ao lado de alguns combatentes de liberdade da pátria, nomeadamente, o comandante Pedro Pires e outros, aquando da conquista da nossa independência e da elaboração da 1ª constituição da República de Cabo Verde.

Tarrafal, por aquilo que representou no passado e que, ainda, alberga o património nacional mas com dimensão internacional, continua a marcar a história contemporânea, neste dia 20 de Janeiro, dia dos heróis nacionais e de homenagem – justa e merecida – ao Dr. António Almeida Santos.

Nesta hora de dor e de consternação, queríamos manifestar, a partir do Tarrafal de Santiago e de Cabo Verde, na presença do S.E. o Sr. 1º Ministro de Portugal, as nossas mais sentidas condolências aos familiares, ao povo e Governo Portugueses e ao partido socialista.

Que a terra lhe seja leve.

Está em... Home Atividade Municipal Juventude e Desporto Associativismo Sample Data-Articles Homenagem ao Ex-Presidente da Assembleia da Republica Portuguesa no Município do Tarrafal
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS