terça, 12 07th

Last updateQua., 01 Dez. 2021 1pm

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

II Edição US - Comunidades

Trata-se do encontro preparatório para realização da 2ª edição US – COMUNIDADES, que terá lugar no último fim-de-semana de Abril, 27 e 28, do corrente.

A abertura do encontro foi presidida pelo Reitor daquela Universidade, Professor Dr. Gabriel Fernandes que agradeceu a presença da delegação camarária no encontro, fez uma abordagem do que tem sido a I edição em Ribeira da Barca e destacou a importância da realização do evento no concelho do Tarrafal e do impacto que o mesmo terá junto das comunidades beneficiárias, com realização de diversas actividades, entre as quais:

Realização de feira de saúde, visitas domiciliárias, acções de formação em francês e inglês turístico, reciclagem das monitoras e agentes sanitários – (primeiros socorros), Gestão de pequenos negócios, campanhas de limpeza, Feira do livro, espaço “ NÓS ARTI”, intercâmbios com as duas escolas secundárias – da cidade e Chão Bom, dando informações e orientações dos cursos existentes, a qualidade e as vantagens que a US pode proporcionar aos alunos deste concelho que pretendem frequentar um curso superior ou profissionalizante.

A par dessas actividades e, porque o concelho é, por excelência, turístico, pretende-se, igualmente, promover um mini-fórum sobre o Turismo, a sua contribuição para o desenvolvimento do concelho. A propósito, foi-lhes informado sobre a intenção da Assembleia Municipal do Tarrafal realizar uma secção extra – ordinária, de um fórum, versando sobre o mesmo tema mas com as presenças das autoridades locais e nacionais, visando promover o concelho, pelas suas potencialidades que têm nesse domínio e, que, infelizmente, não tem sido explorada na sua plenitude, levando o município a um certo marasmo, facto constatado por todos.

Esse evento, como explicou o  Magnífico Reitor, não será uma mera diversão ou lazer aos cerca de 500 estudantes dessa Universidade, no concelho do Tarrafal mas o objectivo, sim, é promover e estimular o voluntariado juvenil e incutir na sociedade, de um modo geral, uma atitude pró – activa, com vista a resgatar os valores morais e cívicos que paulatinamente vem diminuindo nos dias de hoje e, que, requer o empenhamento de todos, para que haja mais paz, solidariedade e uma sã convivência e felicidades para todos.

De salientar, que, a primeira edição, teve lugar na zona de Ribeira da Barca, concelho de Santa Catarina, onde foi um sucesso, segundo afirmaram mas pretende-se que esta II edição, venha a ser melhor, por várias razões: Primeiro, porque é 2ª edição, tendo já feito o balanço da primeira, há hipótese de evitar alguns erros cometidos na edição anterior; segundo, pelo facto de ser no Tarrafal, e, pelas excelentes condições que o concelho proporciona; a terceira, por ter havido, desde a primeira hora, o envolvimento incondicional da Câmara Municipal, quer na disponibilidade e o envolvimento de toda a equipa, quer na apresentação de subsídios que permitam uma melhor formatação dos programas e áreas de intervenção.

De destacar a motivação e o entusiasmo demonstrados por todos os colegiados que compõem as comissões já formadas, entre as quais: comissões de disciplina, de logísticas, transportes, formativas, feira de saúde, entre outras, dando assim um sinal de grande organização, o que tudo indica que esta segunda edição vai, sem sombra de dúvida, ser marcante.

Até porque, como referiu o Magnífico Reitor, “ ...algumas acções realizadas nas áreas de intervenção, pelos estudantes do curso, serão objectos de pesquisas na Universidade, cujos resultados de estudos podem contribuir para subsídio às autoridades locais e/ou nacionais, na busca de soluções para minimizar alguns problemas elencados ou melhorar o nível de vida das referidas comunidades, objectos de pesquisa”.

Mais acções de formação foram propostas, tais como: o “facebook” como oportunidades de negócios;  a loja virtual; servir para encantar-se, etc.

Conforme o cronograma de acção, as comissões já estão a discutir e elaborar o programa para ser entregue, o draft zero, no dia 12/04. Tudo para que não haja sobreposição das acções e sobrecarga na realização das actividades. Imprescindível será uma animação cultural no Mercado Municipal de Artesanato e Cultura, na noite de sábado, com representações de um grupo de cada concelho da ilha de Santiago, cujos nomes já foram ventilados alguns mas que por razões de ordem organizacional, serão divulgados oportunamente.

De resto, apelar a todos os tarrafalenses, o engajamento total na realização desse evento, nomeadamente: participação e colaboração na feira de saúde; palestras, acções de formação (público alvo); campanhas de limpeza, pinturas, feira de livro, animação cultural, etc, etc.

A Universidade de Santiago e a Câmara Municipal do Tarrafal desejam marcar a diferença desta edição com a anterior e as futuras edições. Por conseguinte, o empenhamento de todos os estudantes universitários da US e não só, e todos os tarrafalenses de uma forma geral, são necessários, para o sucesso desse evento.

A bem de todos, vamos abraçar o projecto “ US – COMUNIDADES”

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS