Projecto “PROMOSAN” No Campo e na Cidade, Saneamento é Prioridade”
- Categoria: Sample Data-Articles
- Publicado em:
- Visitas: 59719
No âmbito do projecto “PROMOSAN”, que tem como lema” No Campo e na Cidade, Saneamento é Prioridade”, hoje, dia 18 de Junho, entregaram Manual Kit de informação, Educação e Comunicação aos agentes comunitários que receberam formações recentemente.
Este projecto foi implementado pela ANAS, financiado pela Cooperação Luxemburguesa em Parceria com a Câmara Municipal , e tem como objectivo revolucionar o sistema do saneamento, através da promoção do uso eficiente da água e dos equipamentos instalados e minimizar a défice de casas de banho no Concelho, principalmente nas zonas rurais.
O programa, teve inicio em Outubro de 2014, e a semelhança dos outros concelhos que foram contemplados nessa 1ª fase foi feito o levantamento dos beneficiários junto com a Câmara Municipal e foram seleccionadas as famílias mais carenciadas de algumas zonas rurais do concelho e no final de 2015 foi executado.
Também foram organizadas campanhas de Informação Educação e Comunicação (IEC), com o objectivo de dar visibilidade à reforma no sector do saneamento e e sensibilização e comunicação sobre boas práticas de higiene e sobre o uso correcto das casas de banho.
As zonas rurais de Achada Porto, Achada Biscainho e lapa catchor foram as contempladas , levando em consideração o numero das famílias que não tem acesso a um casa de banho.
Foram construídas 63 casas de banho nessas localidades, com instalações sanitárias dotadas de sistemas de saneamento preformantes em termos de tratamento de águas negras, de um sistema prático de armazenamento da água e de reutilização das águas cinzentas.
Para além das famílias em particular o projecto também integra escolas e Jardins.
O acto contou com a presença da Presidente da WANEP-CV, Neiva Freire Lopes, Coordenadora de Informação, Educação e Comunicação (IEC), Lurdes Gonçalves, Vereadora pela área de Desenvolvimento Social e económico, técnicos da área do Ambiente e Saneamento da Câmara Municipal, representante dos Escuteiros, Gestoras das Escolas de EBI( Achada Tenda e Achada Biscainho) e os agentes comunitários recém formados.