Abertas as Inscrições para formação de Cuidadores
A Câmara Municipal do Tarrafal, através do Pelouro da Acão Social, comunica que, já se encontram abertas as candidaturas, para a atribuição de 15 Bolsa de acesso à Formação de Cuidador/a de Dependentes (Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência) no Concelho de Tarrafal de Santiago.
A ação de capacitação, pretende reforçar a formação de cuidadores para cobrir as necessidades de pessoal qualificado nos lares de idosos ou a domicilio, no Município do Tarrafal, com a qualificação de 15 profissionais.
Refira-se que o presente Termo de Referência, TR, desenvolvido pelo Ministério da Família e Inclusão Social, através da Direção Geral de Inclusão Social, tem como prepósito estabelecer o marco conceitual que orienta os critérios e condições de atribuição de bolsas de estudos para o curso de Cuidador/a de Pessoas em situação de Dependência.
Um dos eixos fundamental do Plano Nacional de Cuidados é a implementação de uma estratégia de formação para que se possa assegurar serviços de qualidade destinados às pessoas sem autonomia para o autocuidado.
O objetivo central deste eixo é reforçar a formação básica para cobrir as necessidades de pessoal qualificado nas creches ou a domicilio; e garantir que o trabalho de cuidados seja demarcado do trabalho informal, devendo ser exercida em condições dignas.
Em 2017, a DGIS, em parceria com o Sistema Nacional de Qualificações, SNQ, definiu o marco conceptual para o desenvolvimento de competências em cuidados para dependentes (pessoas idosas e pessoas com deficiência), definindo um perfil acreditado e valorizado e com competências prévias em cuidados, minimizando a situação de informalidade em que poderão estar muitas cuidadoras e cuidadores.
O desenvolvimento da função de cuidados requer adultos disponíveis e engajados psíquica, emocional e corporativamente. Precisam ser especialmente sensíveis às expressões de necessidades dos seus utentes e habilitados para guiá-los através de interações estimuladoras.
Em geral, o cuidado, no contexto social, deve estar relacionado a uma prática humanizada e integral, articulada com um conjunto de princípios e estratégias que norteiam, ou devem nortear, a relação entre o a pessoa cuidada e o profissional de cuidados.
Assim, a realização da formação de Cuidador/a se torna fundamental por qualificar profissionais que atuarão na promoção da autonomia pessoal, no desenvolvimento integral e na garantia de bem-estar quotidiano de quem necessita de ajuda de outras pessoas para a satisfação das necessidades mais básicas.
Neste contexto, e tendo em conta o prepósito de garantir a profissionalização de cuidadores informais, principalmente as jovens mulheres que estão no terreno a cuidar dos idosos à domicilio, que já são cuidadoras, o MFIS, através da Direção Geral da Inclusão Social, apresenta o TdR com a proposta de financiamento de bolsas de estudos para formação profissional de Cuidador/a de Dependentes.
Objetivo geral do Projeto
· Reforçar a formação de cuidador/a para cobrir as necessidades de pessoal qualificado nos lares de idosos ou a domicilio, no município de Tarrafal de Santiago.
Objetivos específicos
· Formar Cuidadores de Dependentes (Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência).
· Garantir a profissionalização de cuidadores informais, principalmente as jovens mulheres que estão no terreno a prestar cuidados à domicilio dos idosos;
· Aumentar o número de profissionais capacitados na área de cuidados.
Público alvo:
· 15 beneficiários/as
· Cuidadores(as) informais
· Jovens dos 18 aos 45 anos
Resultados esperados
· 01 ação de formação implementada no Concelho de Tarrafal.
· 15 beneficiários/as com acesso a bolsa de estudo para frequência da formação de Cuidador/a de Dependentes;
· Aumento de número de cuidadores certificados
Duração\ Local
· A formação deverá realizar de agosto a janeiro de 2020, em Tarrafal de Santiago.
Seleção de beneficiários/as (responsabilidades, critérios e condições de financiamento de bolsa de estudos)
O Processo de identificação, seleção dos/das beneficiários/as de Bolsas de estudos serão conduzidos pela Direção Geral da Inclusão Social, em concertação com a Câmara Municipal e obedecendo os seguintes critérios:
Perfil de beneficiários/as
· Idade compreendida entre os 18 a 45 anos de idade;
· Residentes no município de Tarrafal;
· Tenha atuado como cuidador/a informal ou não certificado;
· Desempregada/o ou a prestar serviço em equipamentos de cuidados, de forma informal.
Importa realçar que, as inscrições podem ser efetuadas nos serviços de Promoção Social da Autarquia. Para quaisquer esclarecimentos contactar a Técnica Anabela.