MCIC visita Ex-Campo de Concentração do Tarrafal
A visita foi guiada pelo Presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), e contou com a presença do autarca tarrafalense, do vereador que tutela a área da Cultura e dos técnicos do IPC.
Nesta primeira fase, o Museu da Resistência recebeu obras de reabilitação relacionadas com o seu aspeto físico, bem como a recuperação e a valorização do espaço com introdução de conteúdos museológicos. Com estas intervenções, o Monumento ganha uma nova roupagem e uma nova dinâmica.
O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente afirma que estas obras constituem “apenas uma parte do processo de intervenção da reabilitação de memoria do Ex-Campo de Concentração. Um processo de reabilitação do espaço físico, de memorias, da criação de referencias para quem visita o espaço”.
Na prespetiva do autarca tarrafalense, José Pedro Soares, estas obras de requalificação musueológico e museográfico são importantes uma vez que o Ex-Campo de Concentração do Tarrafal é uma referencia para o Munícipio do Tarrafal, para Cabo Verde e para o resto do Mundo.
O projeto “Museus de Cabo Verde” foi lançado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural que ambiciona a reabilitação e redefinição museológica e museográfica dos Monumentos Históricos, e o Ex-Campo de Concentração do Tarrafal é primeira estrutura a receber intervenções.