1ª Edição da Semana da comunicação social em Tarrafal de S. Nicolau
Durante os dias de trabalho, os cerca de 65 participantes debruçaram sobre vários aspectos da comunicação comunitária e alertaram para a necessidade de haver órgãos verdadeiros e ao serviço das comunidades. E esta preocupação consta da declaração final, em que os participantes, primeiro, chamam atenção para “a necessidade de cooperação entre os Mídeas presentes, sobretudo na área da formação e informação”, tendo mesmo sugerido “a criação de uma rede que permita a partilha regular de formações e de conteúdos de programas”, e segundo, incentivaram as Associações Comunitárias e de Desenvolvimento, “a promoverem a criação de novos órgãos de comunicação social, na vertente comunitária e de apoio ao desenvolvimento, livre de peias políticas, e focalizadas sobretudo no apoio às comunidades e populações, sem descuidar o relevante e necessário apoio em matéria de liberdades, direitos humanos, protecção do género e da criança, entre outras”.
Com vários elogios à Câmara Municipal do Tarrafal de S. Nicolau que promoveu esta iniciativa que reuniu jornalistas e especialistas em comunicação social de Cabo Verde, Portugal e Guiné-Bissau, o documento sublinha a oportunidade e a pertinência do encontro realizado e sobretudo a possibilidade de duas acções práticas do que deve ser rádios de paz e desenvolvimento.
A abertura e encerramento deste Seminário foram presididos pelo Autarca do Tarrafal, José Freitas de Brito aproveitou para desafiar a uma melhor comunicação e mostrou-se disponível para continuar a promover acções do tipo, contemplando igualmente outras áreas.