Vereador de Cooperação, Turismo e Promoção do Concelho visita os Municípios da Boa Vista e do Sal
Por isso, reconhecendo o papel relevante que a cooperação e o Turismo desempenham no desenvolvimento social e atendendo à Parceria Inter-institucional, o Vereador do Pelouro de Cooperação, Turismo e Promoção do Concelho, José Manuel Soares Tavares, fez um périplo e visita de trabalho e de prospecção do mercado no sector do Turismo, aos Municípios de Boavista e Sal, entre os dias 20 e 24 de Março. O objectivo central dessa visita traduz-se emconhecer novas realidades, trocar experiências e convidar os investidores a visitarem e a investirem no Concelho do Tarrafal.
Durante a sua visita na ilha das dunas, José Soares contactou a Câmara Municipal, Pelouro de Turismo e Empreendedorismo e o Presidente daquela Edilidade, para conhecer, de perto, o plano de actividades e algumas acções desse Município no sector do Turismo. O Vereador manifestou ao Presidente da Câmara Municipal de Boavista a intenção e o interesse do Município do Tarrafal em estabelecer um acordo de Cooperação com o seu Município nas áreas de Turismo, Cultura e Administração. Ainda, na ilha das dunas, José Soares visitou a Sociedade de Desenvolvimento Turístico de Boavista e Maio, onde foi recebido pelo Administrador, José Manuel Carvalho. No SDT – IBM, o Vereador do Tarrafal conheceu o objectivo e a finalidade dessa instituição e concluiu pela necessidade urgente de uma instituição do género para a Ilha de Santiago. Isto se, de facto, a ilha e o seu concelho pretendem ser referência do Turismo em Cabo Verde.
José Soares visitou ainda as unidades hoteleiras, Riu Karamboa e Iberostar, ficando entusiasmado com o grau de investimento e a qualidade de serviço prestado nesses empreendimentos, que garantem um número considerável de posto de trabalho aos munícipes da ilha e populações de outros pontos do País. Isto, no sentido de ainda conhecer o real funcionamento dos hotéis na ilha de Boavista. A visita foi feita na companhia da Vereadora do Turismo da Ilha de Boavista, Ilda Espírito Santo
No Sal, José Soares optou por conhecer o quotidiano turístico da Ilha. No fundo, tentou perceber o dia-a-dia da ilha, os produtos turísticos e as várias opções para um turista, particularmente na vila de Santa Maria.
De regresso a Tarrafal, José Soares afirma que, de facto, Tarrafal de Santiago tem todas as condições para o desenvolvimento do Turismo, mas deve-se começar a trabalhar as pequenas coisas, para fazer do Município, o mais limpo e o mais colorido do País. Neste sentido, deve-se apostar também na sua promoção. Para José Soares, este feito só se consegue com a realização de campanhas e incentivos para a retirada de animais de rua, campanha de proibição de criação de animais nas residências, campanha de pintura das faixadas das casas, campanha de limpeza e Saneamento Público, colocação de Sombreiros nas praias. Assim, é necessário e urgente a implementação do código de Postura Municipal e, consequentemente, de fiscalização.