quinta, 10 18th

Last updateQua., 17 Out. 2018 11am

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Artigos

Tarrafal na Rota da Rede Intermunicipal da Cooperação

Decorreu, no passado dia 14 de março de 2013, nas instalações da Câmara Municipal da Moita, um encontro de trabalho, regular, da Rede Intermunicipal de Cooperação com o Tarrafal de Santiago.

Integram esta rede, os municípios da Amadora, Fundão, Grândola, Marinha Grande, Moita, Moura, Nisa, Setúbal, Vila Franca de Xira e Tarrafal de Santiago.

Este encontro, que contou com a presença de diversos representantes dos municípios que integram esta rede, teve como um dos temas centrais de debate, a aprovação do Plano Estratégico da Rede e as metodologias de implementação a adotar.

Este plano, que assenta em seis eixos de orientação estratégica, deverá ser objeto de publicação a muito breve prazo e disponibilizado em todos os municípios da rede.

Um destes eixos, que mereceu atenção imediata, não apenas pela sua importância mas, também, por se tratar de um assunto em discussão desde há algum tempo, prende-se com a criação de uma escola ou centro de formação profissional no Tarrafal.

Assim, está já criado um grupo de trabalho, composto por representantes das escolas profissionais portuguesas do Fundão, Moita, Moura mas, também, pelas escolas de Grândola, Nisa, Setúbal e Amadora, que acumulam uma grande experiência nesta matéria, inclusive, na implementação de outras escolas deste tipo em África.

Este grupo de trabalho deverá apresentar resultados  muito em breve, entre os quais se destacará, a definição do modelo de ensino profissional a adotar, nos termos da legislação e das necessidades concretas, em matéria de formação, já identificadas, em Cabo Verde.

 A preocupação com as condições em que os jovens Cabo Verdianos e, em particular, os oriundos do Tarrafal, chegam para estudar e se mantém em Portugal, foi uma vez mais reafirmada, tendo sido adotada a vontade de exercer, junto dos governos de Portugal e de Cabo Verde, algumas ações que procurarão chamar a atenção dos responsáveis políticos para a necessidade de acautelar e prevenir, com medidas concretas, situações agudas de precariedade injustificáveis, que vêm a conhecimento do público através da comunicação social.

 

Está em... Home
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS