Encontro de trabalho entre CMT e técnicos do Programa Plataforma de Desenvolvimento Local
- Categoria: Slideshow
- Publicado em:
- Visitas: 25843
Os membros da equipa camarária estiveram no dia 16 de setembro, reunidos num encontro de trabalho com os Técnicos do Programa Plataforma de Desenvolvimento Local, com o intuito de inteirar-se do ponto de situação da execução dos projetos de impacto e do FD (Fundo de Descentralização), no Município do Tarrafal.
De um modo geral, o Vereador responsável pela área de Desenvolvimento Rural, Osvaldo Chantre, explicou todo o processo de andamento dos projetos, nomeadamente do Fundo de Descentralização, e a requalificação das unidades sanitárias de base (USB) das comunidades de Achada Tenda, Chão de Junco e Achada Longueira.
De acordo com o Analista de Projetos de Fundos Sem Transição do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ailton Tavares, a Câmara Municipal tem a necessidade de priorizar a execução física das USB, e também tem que apressar o processo dos restantes projetos em curso porque a data do término do programa de descentralização vai até o final de 2021.
No final do encontro, em nome da Câmara Municipal a Vereadora Emília Coimbra mostrou-se engajada em acelerar o processo de execução financeira dos projetos. De seguida foi realizada uma visita no terreno (Achada Longueira) para constatar o andamento das obras.
Importa realçar que o Fundo de Descentralização é financiado pelo Grão-Ducado do Luxemburgo no montante de 4,1 milhões de euros e visa combater a pobreza e as disparidades sociais e regionais através do desenvolvimento local. O Fundo tem o apoio técnico e a gestão do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em estreita articulação com o Governo de Cabo Verde, através da Direção Nacional do Planeamento. Quem faz a gestão e liderança da implementação dos projetos do fundo de descentralização é o PNUD representado pelo seu conselheiro técnico principal Saandi Assoumani.