Reaberto o Ex-campo de Concentração do Tarrafal
- Categoria: Slideshow
- Publicado em:
- Visitas: 31773
O desencerramento da placa foi efetuado no sábado, 23 de janeiro, pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o Ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abrão Vicente e o Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis.
Desta obra de reabilitação, foram efetuadas a substituição do telhado, a recuperação de revestimento da argamassa, das portas e dos elementos metálicos, das escrituras nas paredes, a consolidação do murro, a correção de fissuras nas fachadas, a reconstrução das paredes, e as pinturas.
No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, disse que a reabertura deste Património Cultural Nacional mais do que a retoma das suas funcionalidades, é o perspetivar de uma nova história e caminhada, e que ser de Tarrafal e de Cabo Verde o sentimento de pertença nos exorta a assumir de forma partilhada os marcos do passado, mas também de estar na vanguarda deste novo tempo.
“Temos que juntos revitalizar e projetar a história do País e juntos tornar oficial a celebração do primeiro de maio, dia da libertação dos presos deste campo de concentração, refletir o futuro e privilegiar o modelo de governação que reforce, cada vez mais a relação entre os poderes locais e nacionais”, afirmou o Edil.
O Autarca manifestou ainda a necessidade de conjugar recursos e estratégias para a promoção do turismo histórico cultural e a valorização e promoção da história de Tarrafal e Cabo Verde, defendendo que é preciso ler o passado e projetar no presente o futuro, bem como a necessidade de se escrever uma nova história para Tarrafal e para Cabo Verde.
Já o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse que esta inauguração constitui o cumprimento de um compromisso do Governo, e que deu-se um passo importante nesta matéria, como forma de colocar o Ex-campo de Concentração do Tarrafal no caminho para o seu reconhecimento enquanto Património Mundial da Humanidade.
De realçar que as obras de reabilitação deste Campo, tiveram o seu início em fevereiro de 2020.