quinta, 03 28th

Last updateQua., 12 Jan. 2022 10am

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Abertas as Inscrições para formação de Cuidadores

Estão disponíveis 15 vagas, a todos os Munícipes do Tarrafal com idades entre os 18 aos 45 anos, com habilitação literária a partir do 8º Ano de Escolaridade, contudo, não se aceita os candidatos com formação superior. As inscrições vão de 26 de agosto a 4 de setembro de 2020.

A Câmara Municipal do Tarrafal, através do Pelouro da Acão Social, comunica que, já se encontram abertas as candidaturas, para a atribuição de 15 Bolsa de acesso à Formação de Cuidador/a de Dependentes (Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência) no Concelho de Tarrafal de Santiago.

A ação de capacitação, pretende reforçar a formação de cuidadores para cobrir as necessidades de pessoal qualificado nos lares de idosos ou a domicilio, no Município do Tarrafal, com a qualificação de 15 profissionais.

Refira-se que o presente Termo de Referência, TR, desenvolvido pelo Ministério da Família e Inclusão Social, através da Direção Geral de Inclusão Social, tem como prepósito estabelecer o marco conceitual que orienta os critérios e condições de atribuição de bolsas de estudos para o curso de Cuidador/a de Pessoas em situação de Dependência.

Um dos eixos fundamental do Plano Nacional de Cuidados é a implementação de uma estratégia de formação para que se possa assegurar serviços de qualidade destinados às pessoas sem autonomia para o autocuidado.

O objetivo central deste eixo é reforçar a formação básica para cobrir as necessidades de pessoal qualificado nas creches ou a domicilio; e garantir que o trabalho de cuidados seja demarcado do trabalho informal, devendo ser exercida em condições dignas.

Em 2017, a DGIS, em parceria com o Sistema Nacional de Qualificações, SNQ, definiu o marco conceptual para o desenvolvimento de competências em cuidados para dependentes (pessoas idosas e pessoas com deficiência), definindo um perfil acreditado e valorizado e com competências prévias em cuidados, minimizando a situação de informalidade em que poderão estar muitas cuidadoras e cuidadores.

O desenvolvimento da função de cuidados requer adultos disponíveis e engajados psíquica, emocional e corporativamente. Precisam ser especialmente sensíveis às expressões de necessidades dos seus utentes e habilitados para guiá-los através de interações estimuladoras.

Em geral, o cuidado, no contexto social, deve estar relacionado a uma prática humanizada e integral, articulada com um conjunto de princípios e estratégias que norteiam, ou devem nortear, a relação entre o a pessoa cuidada e o profissional de cuidados.

Assim, a realização da formação de Cuidador/a se torna fundamental por qualificar profissionais que atuarão na promoção da autonomia pessoal, no desenvolvimento integral e na garantia de bem-estar quotidiano de quem necessita de ajuda de outras pessoas para a satisfação das necessidades mais básicas.

Neste contexto, e tendo em conta o prepósito de garantir a profissionalização de cuidadores informais, principalmente as jovens mulheres que estão no terreno a cuidar dos idosos à domicilio, que já são cuidadoras, o MFIS, através da Direção Geral da Inclusão Social, apresenta o TdR com a proposta de financiamento de bolsas de estudos para formação profissional de Cuidador/a de Dependentes.

 Objetivo geral do Projeto

 

·         Reforçar a formação de cuidador/a para cobrir as necessidades de pessoal qualificado nos lares de idosos ou a domicilio, no município de Tarrafal de Santiago.

 Objetivos específicos

 

·         Formar Cuidadores de Dependentes (Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência).

 

·         Garantir a profissionalização de cuidadores informais, principalmente as jovens mulheres que estão no terreno a prestar cuidados à domicilio dos idosos;

 

·         Aumentar o número de profissionais capacitados na área de cuidados.

 

Público alvo:

 

·         15 beneficiários/as

 

·         Cuidadores(as) informais

 

·         Jovens dos 18 aos 45 anos

 

Resultados esperados 

·         01 ação de formação implementada no Concelho de Tarrafal.

 

·         15 beneficiários/as com acesso a bolsa de estudo para frequência da formação de Cuidador/a de Dependentes;

 

·         Aumento de número de cuidadores certificados

 

Duração\ Local

 

·         A formação deverá realizar de agosto a janeiro de 2020, em Tarrafal de Santiago.

 

Seleção de beneficiários/as (responsabilidades, critérios e condições de financiamento de bolsa de estudos)

O Processo de identificação, seleção dos/das beneficiários/as de Bolsas de estudos serão conduzidos pela Direção Geral da Inclusão Social, em concertação com a Câmara Municipal e obedecendo os seguintes critérios:

 

Perfil de beneficiários/as

 

·         Idade compreendida entre os 18 a 45 anos de idade;

 

·         Residentes no município de Tarrafal;

 

·         Tenha atuado como cuidador/a informal ou não certificado;

 

·         Desempregada/o ou a prestar serviço em equipamentos de cuidados, de forma informal.

 

 

Importa realçar que, as inscrições podem ser efetuadas nos serviços de Promoção Social da Autarquia. Para quaisquer esclarecimentos contactar a Técnica Anabela.

 

 

 

 

 

Está em... Home Atividade Municipal Economia e Finanças Notícias Slideshow Abertas as Inscrições para formação de Cuidadores
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS